Historiador explica aos membros da CEE importância da Maria Fumaça

A geração de renda, a valorização do entorno, o aquecimento na economia hoteleira e gastronômica, não somente da cidade como de toda região metropolitana, são benefícios que a implantação do projeto trará
Historiador explica aos membros da CEE importância da Maria Fumaça

Por: Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos da Maria Fumaça, com a presidência do vereador Jorge Parada (PT) e os membros Alessandro Maraca (MDB) E Jean Corauci (PDT), ouviram na tarde desta última quinta-feira, 03 de maio, o arquiteto Eduardo Salata e o historiador Marcelo Batosso. Também participou da reunião o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago.

O projeto para revitalizar a Maria Fumaça e todo seu entorno, foi desenvolvido pelo arquiteto Batosso, que explicou a importância de revitalizar os 8 km. de extensão entre as estações Barracão e Mogiana. O projeto conta com uma ciclovia, vias de pedestres de ambos lados da via férrea, além da arborização, bancos e jardinagem, gerando desta forma, mais segurança e abrindo para um espaço de convívio. “Sem dúvida o projeto trará melhoria e valorização patrimonial aos moradores do entorno das estações, que nunca foram beneficiados e só obtiveram prejuízo por terem em seu ‘quintal’ lixo, entulho e mato. ” afirmou o arquiteto.

A importância da locomotiva na história de Ribeirão foi destacada pelo historiador Eduardo. “A locomotiva tem ligação umbilical com a história da cidade. Ribeirão Preto foi o maior produtor de café do mundo, e o café correu pelos trilhos. A Maria Fumaça percorreu estes trilhos desde o século IXX, não há motivos para tira-la daqui. ”

Após o vereador Alessandro Maraca questionar a respeito de qual o ganho que a cidade teria com a efetivação do projeto, os convidados Salata e Batosso afirmaram que geração de renda, a valorização do entorno, o aquecimento na economia hoteleira e gastronômica, não somente da cidade como de toda região metropolitana. Além do mais, com o tempo o trem será autossustentável.

O consenso entre todos os presentes, é que os benefícios para a cidade são muitos, e a cidade se desenvolverá muito mais com a implantação do projeto.

O cronograma da CEE agora será ouvir representantes da prefeitura.

“Vamos tentar convencer a prefeitura para que este projeto seja realizado”, finalizou Parada.